segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras.

Atualmente, com a introdução das mídias e laboratórios de informática nas escolas conectados a internet, surge um novo espaço possibilitando uma mudança de comportamento nos personagens que fazem parte do contexto escolar. Nesse processo de incorporação das tecnologias na escola, professores e alunos aprendem a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações.
Para Moran, as redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais. Assim, a organização escolar precisa ser reinventada para que todos aprendam de modo mais humano, afetivo e ético, integrando os aspectos individual e social, os diversos ritmos, métodos e tecnologias, para ajudarmos a formar cidadãos plenos em todas as dimensões.
De acordo com o conteúdo do curso, as diferentes maneiras de produção de saberes e descoberta de conhecimentos, bem como as diversas representações que entrelaçam forma e conteúdo nos significados aos fatos, fenômenos ou problemas em estudo são propiciadas pelas TIC e representações em textos, hipertextos e sites unindo mídias e linguagens.
O desafio atual no uso das tecnologias na educação envolve a integração de diferentes tecnologias e mídias disponíveis no cotidiano da escola. A incorporação de uma tecnologia aos processos educacionais requer a compreensão das características de suas potencialidades e limitações em relação às formas de interação e construção de significados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário