segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Psicanálise e Educação

Considerando a minha área de conhecimento, é muito importante a questão do pensamento para entender os fenômenos físicos. Portanto deve-se estabelecer, a princípio, o diálogo que vai propiciar a indagação e o conhecimento da turma. Dessa forma, segundo Freud, a comunicação vai favorecer aos alunos ativarem o pensamento observador, que é de grande importância para entender os princípios físicos. Outro fator que reflete esta ação é a possibilidade de conhecer a turma, o que vai permitir ter uma noção dos conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos de modo geral e individualizado. A identificação desse conhecimento servirá de subsídio para a elaboração do planejamento das próximas aulas.
Geralmente o trabalho em equipe pode ser feito em sala de aula, dependendo dos mecanismos para a realização do trabalho e, dependendo da atividade, somente dois horários é pouco tempo para se fazer. Então vou planejar os trabalhos considerando a participação de todos os envolvidos na equipe tendo como ferramenta de comunicação, a internet, da forma como as atividades são realizadas pela modalidade de ensino a distância. Assim eu consigo perceber as contribuições de cada aluno, favorecendo também, além de outras coisas, a pesquisa, a comunicação mediada pelo computador e a autonomia. A realização do trabalho dessa forma vai propiciar aos alunos aprenderem os processos de produção, como por exemplo, digitar textos, criar tabelas e gráficos, fazer desenhos ou figuras e estimular a criatividade. Este é só um exemplo em que as concepções freudianas podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem.
Portanto diante das concepções de aprendizagem, é possível planejar aulas mais dinâmicas potencializando a didática, valorizando o trabalho em equipe e a individualidade do ser, a pesquisa e a construção do conhecimento.

Um comentário:

  1. Mt bom Welison! Tbm sou adepta a essas concepções freudianas, pois acredito no poder da comunicação, e percebo o qt elas favorecem sim o pensamento obdervador, salvo se c/ houver a preocupação do constante diálogo, contextualizações, tipo aquela de pegar o gancho entende? Valoriza a participação e interesse em descobrir sempre mais.

    ResponderExcluir