segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Competências e Saberes necessários para que professor possa atuar com desenvoltura e adequação no sentido de Integrar sua Prática com a Tecnolgia e as Mídias

A educação passa por um processo de transformação em que a velocidade de transição das informações se processa num ritmo em que são necessárias novas formas de acesso e situações de aprendizagem. Nesse sentido os meios midiáticos tornam-se aliados da educação numa sociedade da informação e do conhecimento onde a rápida evolução dos conhecimentos com a evolução das necessidades da sociedade exige de todos uma permanente aprendizagem individual e colaborativa.
As escolas encontram-se diante de um novo cenário de aprendizagem constituída de aparelhos de TV, DVD, câmera, vídeos educacionais do MEC, laboratórios de informática, internet, entre outros. Dessa forma é necessária uma postura diferenciada em foco na utilização dessas ferramentas, integrando-as na prática pedagógica. No entanto muitos professores não estão preparados e não sabem da importância que as tecnologias da informação e comunicação oferecem para a educação.
Nesse contexto é importante que o professor esteja engajado em cursos de formação continuada, assim poderá começar a reconstruir a sua prática pedagógica, além de conhecer o potencial didático das tecnologias e mídias na educação. O professor deve se conscientizar que são apenas uma fonte de informação entre muitas outras e precisa estar num constante processo de auto-formação e identificação (Alarcão, 2005).
Para não se sentirem ultrapassados, os professores precisam urgentemente de se recontextualizarem na sua identidade e responsabilidade profissional, adquirindo competências e saberes necessários para que possam atuar com desenvoltura e adequação no sentido de integrar sua prática com as tecnologias e as mídias. Nesse sentido considero as seguintes competências e saberes:
- Competências de acesso, avaliação e gestão da informação.
- Esteja apto para absorver o conhecimento (fatos, métodos, conceitos e princípios).
- Saber o que fazer e como fazer, com os conhecimentos.
- Ter boa relação, formar redes de contatos e influência, integrar-se.
- Precisa estar empenhado, com vontade de agir, acreditar, aceitar responsabilidades e poder.
- Ser capaz de utilizar as várias linguagens que permitem ao ser humano estabelecer com os outros e com o mundo mecanismos de interação e comunicação – a linguagem informática.
- Criar, estruturar e dinamizar situações de aprendizagens e estimular a aprendizagem e a autoconfiança nas capacidades individuais e coletivas para aprender.
Dessa forma espera-se que o professor esteja muito bem preparado para integrar as tecnologias e mídias em sua prática pedagógica afastando-se de uma pedagogia da dependência para uma pedagogia da autonomia, valorizando mais as capacidades individuais dos seus alunos e formando com eles comunidades de aprendizagem.
REFERÊNCIAS
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo: Editora Cortez, 4ª edição, 2005.
Curso de Tecnologias em educação. Conteúdo do módulo. O Professor e a Prática Pedagógica com Integração das Mídias. Acesso em 23/02/2010.
PRADO, M.E.B.B. Boletim do Salto para o Futuro. Série pedagogia de Projetos e Integração de mídias. TV-ESCOLA-SEED-MEC, 2003.
Maria Elizabeth B. de Almeida. Boletim Salto para o Futuro. Série Pedagogia de Projetos e Integração de Diferentes Mídias. Programa – 5, 2003.

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