segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Internet: local de autoria ou plágio?

A internet é bem recente na sociedade e muita gente ainda não teve o privilégio de conhecer a tecnologia do presente e do futuro. O que eu pude observar através de leituras e navegação na web é que a internet é mais usada para informar, embora muito que se encontra seja passatempo. Mas, por outro lado, considero a internet um local para a aprendizagem e autoria no qual estou em constante aprendizagem.

Por ser ainda uma tecnologia nova e em constante crescimento, a internet pode ser usada para muitos fins, dependendo do que se quer e do grau de criatividade de cada usuário. Já observei que os alunos não sabem como pesquisar e o que fazer com a informação obtida na internet, creio que a mesma situação ocorre com muitos docentes. Nos trabalhos de pesquisa os alunos entregam a atividade com o texto idêntico ao encontrado na internet. Não há um trabalho com a informação, um senso crítico, um olhar mais apurado em relação ao que está escrito. Penso que dessa maneira não dá para aprender o que realmente se espera em um trabalho de pesquisa.

Os jovens estão muito ligados a internet por causa das comunidades virtuais. Em alguns sites de relacionamento, a página pessoal do aluno é muito criativa, possui muitos elementos virtuais que chamam a atenção. Neste assunto os alunos se “acham” que já sabem muito sobre a internet e até ignoram alguns professores. Na verdade estão iludidos, porque pensam que a internet é só para diversão e pesquisa, embora sejam co-autores dos seus espaços virtuais de relacionamento. A partir desta concepção sobre a internet, o professor deve agir, orientando seus alunos a serem criativos nos trabalhos escolares, utilizando as ferramentas de produtividade. A criação de blogs pode ser uma estratégia e um estímulo para mostrar o que realmente eles conseguem fazer.

A questão do plágio ou da autoria na internet é muito relativa, pois existem diferentes opiniões e concepções. De modo particular, considero que o plágio pode gerar oportunidade para aprender algo e com isso provocar a autoria. Isto vai depender muito do conhecimento de cada usuário sobre as tecnologias da informação e comunicação. Falando sobre educação, o professor que consegue manejar as tecnologias, criando estratégias dinâmicas de aprendizagem, através da sua criatividade ou de experiência de outros profissionais, pode se superar tornando um autor para a sua aprendizagem e, conseqüentemente para aprendizagem dos seus alunos, tornando-os autores da sua própria formação.

Assim o docente e o discente podem mudar a sua concepção a respeito da internet. Espaço para a reconstrução da informação e de construção do conhecimento através das ferramentas de autoria e publicação na web, favorecendo a aquisição das habilidades necessárias para o século XXI.

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